O terceiro texto trabalho é 'A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental', de Patrícia Corsino.
O texto começa com o relato de uma incrível situação, que aconteceu em uma escola, quando um aluno chegou à sala de aula com um pote cheio de lagartas e partir disso surgiram diversas perguntas feitas pelos demais alunos e com isso a professora pediu para que o aluno deixasse algumas das lagartas na escola e partir disso começarem um brilhante trabalho de ciências. Eles acompanharam toda a evolução das lagartas até o significado da morte de uma delas, eles faziam pesquisas sobre o tema e trabalhavam tudo em grupo, trocavam ideias e pesquisas.
A receptividade da professora ao que a criança levou para sala de aula e da criança que concordou em ceder algumas lagartas para turma, devem ser observados como um primeiro movimento. Esse movimento de acolhimento mútuo foi possível pelas relações de troca e confiança estabelecidas pelo grupo. Um segundo movimento percebido no relato da professora e que se articula ao anterior é a cobertura para o imprevisível, que pode ser entendida como compromisso ético-político.
Fica bem claro que o objetivo dessa situação foi ampliar a curiosidade dos alunos, incentivá- los a levantar hipóteses e a construir conhecimentos sobre os seres vivos, sobre a relação entre o homem e a natureza aproveitando que as crianças são curiosas e é esta curiosidade que move seu interesse, que favorece as ampliações, que provoca aprendizagens, que desenvolve capacidades. E eles trabalhavam bastante com a troca de informação entre os alunos, e é na troca com o outro que os conhecimentos vão fazendo sentido e é na partilha das descobertas que os conhecimentos aprendidos se tornam um território comum do grupo.
É perceptível que toda a troca de conhecimentos que o projeto proporcionou teve a professora como mediadora. Foi ela quem, selecionou e organizou o que foi trabalhado com as crianças e como foi trabalhado.