segunda-feira, 11 de março de 2013

GÊNERO TEXTUAL E TIPOLOGIA TEXTUAL

         Trabalhamos com o texto Gênero Textual e Tipologia Textual de Silvio Ribeiro da Silva. O texto é trabalhado em cima da diferença entre Gênero Textual e Tipologia Textual, onde apresentam considerações (opostas) feitas por Marcuschi e Travaglia.
         Marcuschi defende o trabalho com textos na escola, a partir, da abordagem do gênero textual, para ele não existe favorabilidade ao trabalho com a tipologia textual.
        Por outro lado, Travaglia defende o trabalho com a tipologia textual, para o autor sendo textos de diferentes tipos eles se instauram por não existir diferentes modos de interação.
        Travaglia fala em conjugação tipológica. Ele  afirma que um texto se define como de um tipo por uma questão de dominância, em função do tipo de interlocução que se pretende estabelecer e que se estabelece, e não em função do espaço ocupado por um tipo na constituição desse texto.
       Travaglia não fala de intertextualidade intergêneros, mas fala de um intercâmbio de tipos. Explicando, ele afirma que um tipo pode ser usado no lugar de outro tipo, criando determinados efeitos de sentido impossíveis, na opinião do autor, com outro dado tipo. Para exemplificar, ele fala de descrições e comentários dissertativos feitos por meio da narração.
       
       Resumindo, para Marcuschi :

a) intertextualidade intergêneros    =   um gênero com a função de outro
b) heterogeneidade tipológica        =    um gênero com a presença de vários tipos

Para Travaglia: 

a) conjugação tipológica      =    um texto apresenta vários tipos
b) intercâmbio de tipos        =    um tipo usado no lugar de outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário