segunda-feira, 11 de março de 2013

A LÍNGUA PORTUGUESA E SEUS CURRÍCULOS NO FINAL DE SÉCULO

     

                                                 


            Em nossa última aula deste semestre, trabalhamos com o texto, A Língua Portuguesa e seus Currículos no final de século de Marildes Marinho.
          Para o autor não foi fácil a escolha do título para o texto, pois "final de século" pode estar subentendido, podendo sugerir a responsabilidade de realizações não alcançadas. O objetivo do texto é discutir sobre o ensino de Língua Portuguesa produzido por propostas curriculares das últimas décadas do século XX, sugerindo anotações em torno de aspectos considerados relevantes a serem pensados em projetos de produção e de estudos em torno de currículos para a Língua Portuguesa.
         Analisar um currículo, em qualquer que seja a disciplina, requer levar em conta não somente o conteúdo específico que envolve conceitos e definições. A maioria dos autores usam aspectos sócio-históricos para construção desses currículos. O texto apresenta um exercício de explicitação das condições de produção dos currículos de Língua Portuguesa, e portanto, das possibilidades de leitura de um texto.
         A partir de buscas de novas perspectivas e de maior sintonia no campo do ensino da língua materna, pode- se contextualizar o desenvolvimento dos currículos, nas redes públicas de ensino, a onde, a equipe formada para desenvolver este currículo é bem grande.
         Na maioria das propostas curriculares, nos deixa claro, que a disciplina de Língua Portuguesa concilia dois domínios, bem importantes em determinada época: língua escrita e língua oral.

Vale a pena fazer a leitura completa do texto: http://books.google.com.br/books?id=wGCVBQav0sEC&pg=PA43&lpg=PA43&dq=a+lingua+portuguesa+nos+curriculos+de+final+de+seculo+marildes+marinho&source=bl&ots=KN39WBCR-b&sig=n7q5Hpp5XP17SrPtzjp-LrjmG-A&hl=en&sa=X&ei=Wxo_UeGfO-ro0gGB5IDwAg&sqi=2&ved=0CD0Q6AEwAQ
         

Um comentário:

  1. Maria Alice, a reflexão ficou muito superficial... Trata-se da "autora" e não do "autor" como você colocou em seu texto. Apresentar as ideias da autora, conforme os tópicos que ela organizou ajudaria na sua reflexão...
    Bjs
    Ivan

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