quarta-feira, 30 de maio de 2012

O portfólio na formação de professores

O uso do portfólio para mim é algo bastante inovador, pois ele ajuda a sempre te manter em dia com os assuntos trabalhados, além disso acaba sendo uma nova forma de avaliação (no nosso caso, usamos o blog, como nosso portfólio eletrônico), além disso por ter que citar sua opinião, você precisa realmente estar por dentro dos assuntos, além de estar em dia, deixa o aluno com o conhecimento bem mais abrangente das matérias estudadas.
Como fala no texto dado pelo professor e de sua própria autoria, 'O portfólio possibilita ao estudante fazer escolhas e buscar novas formas de aprender. Em todos os níveis de escolarização isso é importante, mas em cursos de formação de educadores essa oportunidade ganha dimensão maior. (...) O portfólio é uma oportunidade maravilhosa de os alunos, futuros educadores, vivenciarem a avaliação formativa e não apenas lerem sobre ela.' Benigna M. de F. Villas Boas.
E a partir da leitura do texto decidi procurar na internet e acabei achando um site bem interessante que fala sobre esse tema, e o relato de um aluno do curso de formação de professores sobre o que achou sobre o uso do portfólio.

“O Portfólio foi uma das construções mais importantes do curso, pois, através deste, pude refletir sobre todo o processo de formação pelo qual passei durante o primeiro ano do curso, bem como os avanços que obtive ao desenrolar de cada módulo ... Este, também é a forma mais autêntica de representação do processo de evolução  do aluno, e, nenhum outro tipo de avaliação obteria os mesmos resultados que o Portfólio acaba de demonstrar”.A. M. P.

Vou deixar o site sobre a matéria, para que possam ler a matéria completa: http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp

2 comentários:

  1. Maria Alice, onde está sua reflexão sobre o texto que trata do Portfóliio??? Please, pode me orientar onde encontrá-lo???

    Bjs
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Maria Alice, o que houve? Seu portfólio está desatualizadíssimo!! Preciso que entre em contato comigo, urgente! Fecharei as notas na terça-feira.
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir